2007/01/29

Australia Day

Na sexta feira passada, 26 de Janeiro, foi feriado - o dia da Australia. Comemoramos o dia da melhor maneira possivel - a bordo de um veleiro!!! Em Roma se romano e a convite do chefe da Nucha, conseguimos ter a sorte de nos juntarmos a uma multidao de lanchas e veleiros e passar o dia no bem bom, armados em gente fina!

Neste dia comemora-se a chegada dos ingleses a Sydney, em 1788. Nessa data nascia a Australia branca. Todo o pais esteve em festa, e se os australianos sabem festejar! Havia actividades por todo o lado e para todos os gostos. Nos acompanhamos a corrida dos cacilheiros ca do sitio e fundeamos numa pequena praia, juntamente com mais alguns tantos barcos. Foi passar o dia a comer, beber, dar umas belas banhocas e ver a accao a desenrolar-se... Houve demonstracoes da forca aerea, regata de veleiros classicos (ao fundo na segunda foto) enquanto na cidade havia concertos, animacado de rua, milhares de pessoas em piqueniques!... Parecia o 10 de Junho, com a diferenca que aqui o garrafao e a mala termica nao sao pimba mas sim o que toda a gente faz!

A practica desportiva foi exuberante neste dia, como nao podia deixar de ser que estes gajos sao mesmo fanaticos do desporto. Ao final do dia foi a final do open de tenis e juntou-se uma multidao nas escadarias da Opera House para ver o jogo (e pela animacao mais parecia futebol!). No final da noite, fogo de artificio! A seguir ao desporto e a cerveja, e' mais uma das grandes paixoes desta cidade!

Mas houve tambem quem comemorasse o dia de outra forma... Numa tentativa de reconciliacao com a populacao aborigene, tem-se vindo a celebrar tambem a cultura indigena, sendo a primeira das actividades do dia uma cerimonia no local onde habitavam os clas aquando da chegada dos ingleses. Para eles o dia e outro: o Dia da Invasao! Pois para eles o pais ja existia ha 40.000 anos...


2007/01/25

Que se calem as mas linguas...

... que isto aqui nao e so boa vida!!!

Como se nao bastasse a exigente carga de trabalho do curso, resolvi arranjar um part-time... e "aterrei" no dep. de marketing de uma marca de gelados. Podem espreitar aqui.

E um escritorio pequeno, com um ambiente informal e descontraido, pessoas muito simpaticas e a 10 min de casa. Mesmo trabalhando so as manhas, nao vai ser facil articular com os estudos mas nao podia deixar passar a oportunidade de aprender mais umas coisas!

Para ja estou a ajudar no projecto do novo website portanto, se virem coisas interessantes/inovadoras (a nivel de design e interactividade) pela web, todas as sugestoes sao bem-vindas.

Sim, temos gelado a disposicao no escritorio. Um dos melhores do mundo!... muiiitttoooo booommm!
E para aqueles que ainda nao se tinham decidido a vir ate ca, agora ja tem mais um motivo!
Sorrisos geladinhos para todos!

2007/01/15

Ferias pacificas

Finalmente o relato tao esperado: as nossas primeiras ferias a bordo da humpalumpa! (para os mais distraidos referimo-nos a nossa carrinha)

Em pleno verao e tao perto da costa do pacifico, nao podiamos deixar de cumprir uma das viagens de culto na australia - a costa este. Na verdade, fizemos uma pequena parte desta viagem, pois so tinhamos duas semanas, as distancias na Australia sao todas incrivelmente grandes e nao quisemos andar demasiado tempo a guiar. Na primeira semana fomos para norte de Sydney e na segunda semana fomos para sul. Entre as duas semanas, viemos a Sydney fazer a passagem do ano (post anterior).

Foram duas semanas de muita natureza e dureza - dormimos quase todas as noites dentro da carrinha, com os bancos rebatidos e cortinas, ficou uma cama de casal bem simpatica! Ficamos sempre em parques de campismo e em duas das noites em parques de estacionamento junto de praias, acompanhados de mais algumas pessoas a fazer o mesmo. Nada mau, adormecer e acordar com o barulho das ondas bem pertinho!

Comecamos a viagem na vespera de natal e acabamos por fazer a nossa consoada com um fantastico jantar de campista! No dia 25 juntamo-nos ao Ian e Vera (ver um dos primeiros posts) para um bocado de tradicao familiar alternativa - almoco de marisco e peixe numa casa de praia! Nessa tarde ate vimos golfinhos a brincar nas ondas ao lado dos surfistas!

Ao longo das duas semanas procuramos afastar-mo-nos da confusao (sao as ferias de verao da escola e apesar de ter chovido estava tudo cheio) e andamos a saltitar de parque natural em parque natural. Predominavam as majestosas florestas naturais de eucaliptos, lagoas costeiras e ate estivemos numa floresta com alguns milhoes de anos!!! A costa e impressionante, com falesias dramaticas e praias a perder de vista - desde extensos areais ate pequenas enseadas abrigadas e com praias pedregosas. O mar e de um azul impressionante, denso e luminoso!!! No regresso atravessamos a Great Dividing Range, a cadeia montanhosa que acompanha a costa este da australia, cheia de imponentes serras e florestas majestosas.

Inevitavelmente, a bicharada abunda! (pela quantidade, nao pelo seu traseiro, ok?) Vimos pelicanos, ninhos de termitas (uns montes de mais de um metro de altura, solidificados tipo rocha), os tais golfinhos surfistas, so faltou vermos cangurus na praia! Para os mais incredulos, fiquem a aber que ha mesmo uma praia onde um grupo deles costuma andar pela praia! Mas o mais incrivel foram as visitas diarias dos possums. Sao um marsupial do tamanho de um gato, tipo rato gigante. Sao simpaticos e inofensivos, mas sao muito descarados! Veem ter connosco de noite a procura de comida e sao tao curiosos que um deles ate me levou o chinelo a pensar que era um belo bife! Tirando estas experiencias agradaveis, menos simpatico foi um encontro com um cao enorme que resolveu que estavamos onde nao deviamos e numa de afastar os estranhos, abocanhou-nos o pneu da frente e conseguiu deixa-lo-no com dois rasgoes!

Do lado do bicho homem tambem foi interessante. Conhecemos familias com criancas que passam dias no mato sem duche e em pleno verao e abundavam os tipicos surfistas e/ou pescadores; mas o mais curioso foi um casal de 60 anos que anda a viajar ha 6 anos pela australia. Teem uma casa mas resolveram fazer vida de nomada. Andam com uma autocaravana com um jipe a reboque para as voltecas, fazem uns trabalhos nas cidades por onde passam e andam sempre a mudar de poiso!

As cidades por onde passamos eram de 3 tipos: cidades medias cheias de turistas e de supermercados, lojas de chineses e muita animacao para o pessoal largar o dolar; vilas casticas com cafes simpaticos e artesanato curioso, algumas pareciam quase paradas no tempo, entre o inicio do seculo XX ou nos anos 50! As outras eram mais tipo 10 casas e um posto de combustiveis e claro, um pub!

No final disto tudo, acreditem que nos sentimos privilegiados por aqui estarmos e termos isto tudo aqui ao lado! Mas tambem ficou a certeza de que isto e mesmo mesmo mesmo grande e que para vermos isto como deve de ser precisavamos de uns anos! Vamos ver o que vira para as proximas ferias!
Para os mais curiosos, aqui ficam alguns detalhes mais tecnicos:
- 2400 kms em 12 dias ao longo da costa do pacifico, no estado de New South Wales
- North Coast: Pacific Highway ate Port MacQuarie e Crescent Head. Destaque para: Elizabeth Beach, Shelly Beach, Seal Rocks (tudo no Myall Lakes National Park). Byron Bay fica para a proxima.
- South Coast: Princes Highway ate Eden, regresso por Goulbourn pela Hume Highway. Destaque para Tilba, Berry, algumas vilas costeiras, parques naturais de Mimosa Rocks, Ben Boyd, Murramarang (e ja agora, Monga na Great Dividing Range)

Vamos tentar criar um album online e incluir os dados do google earth, por isso fiquem atentos.

2007/01/01

FELIZ ANO NOVO!!!

Sendo das primeiras cidades a passar o ano, Sydney faz questao de assinalar o acontecimento com pompa e circunstancia.... 3 milhoes de dolares de fogo de artificio!!! Nao podiamos perder esta festa!

O pequeno parque aqui ao pe de casa, sendo um dos bons locais para ver o fogo de artficio, tranformou-se num verdadeiro “circo”. Algumas pessoas "acamparam" de manha cedo e passaram o dia a comer, beber, jogar, conversar... As margens do porto transformam-se num piquenique gigante (1 milhao de pessoas!) que so terminou a meia noite!
Nos, com alguns colegas da universidade, juntamo-nos a festa que que depois se prolongou pela noite dentro.

Ha um ano atras nao imaginavamos que estariamos aqui!
Que 2007 traga pelo menos tantas coisas boas como o ano que passou!
FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!