2007/01/15

Ferias pacificas

Finalmente o relato tao esperado: as nossas primeiras ferias a bordo da humpalumpa! (para os mais distraidos referimo-nos a nossa carrinha)

Em pleno verao e tao perto da costa do pacifico, nao podiamos deixar de cumprir uma das viagens de culto na australia - a costa este. Na verdade, fizemos uma pequena parte desta viagem, pois so tinhamos duas semanas, as distancias na Australia sao todas incrivelmente grandes e nao quisemos andar demasiado tempo a guiar. Na primeira semana fomos para norte de Sydney e na segunda semana fomos para sul. Entre as duas semanas, viemos a Sydney fazer a passagem do ano (post anterior).

Foram duas semanas de muita natureza e dureza - dormimos quase todas as noites dentro da carrinha, com os bancos rebatidos e cortinas, ficou uma cama de casal bem simpatica! Ficamos sempre em parques de campismo e em duas das noites em parques de estacionamento junto de praias, acompanhados de mais algumas pessoas a fazer o mesmo. Nada mau, adormecer e acordar com o barulho das ondas bem pertinho!

Comecamos a viagem na vespera de natal e acabamos por fazer a nossa consoada com um fantastico jantar de campista! No dia 25 juntamo-nos ao Ian e Vera (ver um dos primeiros posts) para um bocado de tradicao familiar alternativa - almoco de marisco e peixe numa casa de praia! Nessa tarde ate vimos golfinhos a brincar nas ondas ao lado dos surfistas!

Ao longo das duas semanas procuramos afastar-mo-nos da confusao (sao as ferias de verao da escola e apesar de ter chovido estava tudo cheio) e andamos a saltitar de parque natural em parque natural. Predominavam as majestosas florestas naturais de eucaliptos, lagoas costeiras e ate estivemos numa floresta com alguns milhoes de anos!!! A costa e impressionante, com falesias dramaticas e praias a perder de vista - desde extensos areais ate pequenas enseadas abrigadas e com praias pedregosas. O mar e de um azul impressionante, denso e luminoso!!! No regresso atravessamos a Great Dividing Range, a cadeia montanhosa que acompanha a costa este da australia, cheia de imponentes serras e florestas majestosas.

Inevitavelmente, a bicharada abunda! (pela quantidade, nao pelo seu traseiro, ok?) Vimos pelicanos, ninhos de termitas (uns montes de mais de um metro de altura, solidificados tipo rocha), os tais golfinhos surfistas, so faltou vermos cangurus na praia! Para os mais incredulos, fiquem a aber que ha mesmo uma praia onde um grupo deles costuma andar pela praia! Mas o mais incrivel foram as visitas diarias dos possums. Sao um marsupial do tamanho de um gato, tipo rato gigante. Sao simpaticos e inofensivos, mas sao muito descarados! Veem ter connosco de noite a procura de comida e sao tao curiosos que um deles ate me levou o chinelo a pensar que era um belo bife! Tirando estas experiencias agradaveis, menos simpatico foi um encontro com um cao enorme que resolveu que estavamos onde nao deviamos e numa de afastar os estranhos, abocanhou-nos o pneu da frente e conseguiu deixa-lo-no com dois rasgoes!

Do lado do bicho homem tambem foi interessante. Conhecemos familias com criancas que passam dias no mato sem duche e em pleno verao e abundavam os tipicos surfistas e/ou pescadores; mas o mais curioso foi um casal de 60 anos que anda a viajar ha 6 anos pela australia. Teem uma casa mas resolveram fazer vida de nomada. Andam com uma autocaravana com um jipe a reboque para as voltecas, fazem uns trabalhos nas cidades por onde passam e andam sempre a mudar de poiso!

As cidades por onde passamos eram de 3 tipos: cidades medias cheias de turistas e de supermercados, lojas de chineses e muita animacao para o pessoal largar o dolar; vilas casticas com cafes simpaticos e artesanato curioso, algumas pareciam quase paradas no tempo, entre o inicio do seculo XX ou nos anos 50! As outras eram mais tipo 10 casas e um posto de combustiveis e claro, um pub!

No final disto tudo, acreditem que nos sentimos privilegiados por aqui estarmos e termos isto tudo aqui ao lado! Mas tambem ficou a certeza de que isto e mesmo mesmo mesmo grande e que para vermos isto como deve de ser precisavamos de uns anos! Vamos ver o que vira para as proximas ferias!
Para os mais curiosos, aqui ficam alguns detalhes mais tecnicos:
- 2400 kms em 12 dias ao longo da costa do pacifico, no estado de New South Wales
- North Coast: Pacific Highway ate Port MacQuarie e Crescent Head. Destaque para: Elizabeth Beach, Shelly Beach, Seal Rocks (tudo no Myall Lakes National Park). Byron Bay fica para a proxima.
- South Coast: Princes Highway ate Eden, regresso por Goulbourn pela Hume Highway. Destaque para Tilba, Berry, algumas vilas costeiras, parques naturais de Mimosa Rocks, Ben Boyd, Murramarang (e ja agora, Monga na Great Dividing Range)

Vamos tentar criar um album online e incluir os dados do google earth, por isso fiquem atentos.

7 comentários:

Anónimo disse...

acho que daqui a pouco estou aí ao pé de vocês, mais o pedro e claro com a minha MARIA.....(é uma Menina)

Anónimo disse...

Pois é...
muita inveja eu tenho de vocês, mas do género saudável, não vão as más linguas dizer que continuo de mau feitio ;). resolvi também eu, voltar de férias após quase um mês de ausência. não tive encontros com bichos embora os humanos me continuem a surpreender e muito. lol. (já sei, já sei, aqui está a pontinha do meu mau feitio). vou esperar pelas vossas fotos com ansiedade embora vá já perquisar no google por onde andaram. não resisto. continuação de bons tempos por aí, um abraço grande e apertado que abranja os dois, e muitos beijos para ambos. até já. :)

Anónimo disse...

ai... suspiros.... muitos suspiros!
Um grande beijo para os dois, muitas saudades (recebi a vossa mensagem nos anos).
e como diria a nucha sorrisos luminosos deste lado do mundo
ai ai..... suspiro novamente!
cris

Anónimo disse...

Ai que inveja lindinhos, tou super atrasada para ir dar aulas mas não consegui parar de ler tudo.está garantido que ao chegar da escolinha vou ver com mais atenção.

Grandes beijinhos

Isabel e DAVID

Anónimo disse...

;)) Belas férias. Nas próximas pode ser que estejamos mais juntinhos, aí ou noutro sítio qualquer do planeta ( que não Europa, é claro) ;)

Quanto a esses velhotes nomadas são desde já os meus idolos e é assim que pretendo (pretendemos) terminar os meus ( nossos) dias ;)

bjokas saudosas,

Cilinha

Anónimo disse...

E a pergunta óbvia, que ninguém, fez: afinal HÁ ONDAS OU NÃO HÁ ONDAS! :)

Que inveja (da boa, claro!) Aproveitem e para a próxima não falhem Byron Bay, que todos me dizem ser uma cidade absolutamente fantástica!

Mas afinal... aí tudo é!...

Beijocas grandes,

MP

Pi disse...

É a palavra mais utilizada! Que inveja... Em Santa Monica, California também há praia mas não há calor!!!
Beijos e saudades