2007/01/29

Australia Day

Na sexta feira passada, 26 de Janeiro, foi feriado - o dia da Australia. Comemoramos o dia da melhor maneira possivel - a bordo de um veleiro!!! Em Roma se romano e a convite do chefe da Nucha, conseguimos ter a sorte de nos juntarmos a uma multidao de lanchas e veleiros e passar o dia no bem bom, armados em gente fina!

Neste dia comemora-se a chegada dos ingleses a Sydney, em 1788. Nessa data nascia a Australia branca. Todo o pais esteve em festa, e se os australianos sabem festejar! Havia actividades por todo o lado e para todos os gostos. Nos acompanhamos a corrida dos cacilheiros ca do sitio e fundeamos numa pequena praia, juntamente com mais alguns tantos barcos. Foi passar o dia a comer, beber, dar umas belas banhocas e ver a accao a desenrolar-se... Houve demonstracoes da forca aerea, regata de veleiros classicos (ao fundo na segunda foto) enquanto na cidade havia concertos, animacado de rua, milhares de pessoas em piqueniques!... Parecia o 10 de Junho, com a diferenca que aqui o garrafao e a mala termica nao sao pimba mas sim o que toda a gente faz!

A practica desportiva foi exuberante neste dia, como nao podia deixar de ser que estes gajos sao mesmo fanaticos do desporto. Ao final do dia foi a final do open de tenis e juntou-se uma multidao nas escadarias da Opera House para ver o jogo (e pela animacao mais parecia futebol!). No final da noite, fogo de artificio! A seguir ao desporto e a cerveja, e' mais uma das grandes paixoes desta cidade!

Mas houve tambem quem comemorasse o dia de outra forma... Numa tentativa de reconciliacao com a populacao aborigene, tem-se vindo a celebrar tambem a cultura indigena, sendo a primeira das actividades do dia uma cerimonia no local onde habitavam os clas aquando da chegada dos ingleses. Para eles o dia e outro: o Dia da Invasao! Pois para eles o pais ja existia ha 40.000 anos...


3 comentários:

Pi disse...

Ninguém duvida que vocês trabalhem, mas não há duvida de que também têm bastante boa vida! Lá teremos que visitar-vos. Beijos

Alexandre Ataíde disse...

e que tal aparecerem no skype de quando em vez que as saudades matam...

Anónimo disse...

Pois acho que se formos para aí será o André a estudar para eu ter tempo de ter a boa vida que tu tens, Zé ;)

Iniciativa engraçada ;)

bjokas

Cilinha