2006/08/19

Conversas com desconhecidos

A proposito da foto 1 do post anterior...

No capitulo 4 do livro “Na terra dos cangurus”, Bill Bryson escreve sobre a inspiradora visao matinal de Circular Quay (o terminal dos ferries). A vista a que o escritor se refere e identica a da foto 1 no post anterior e diz ele que alguem que vai para o trabalho num barco que parece ter saido de um livro de historias para criancas e todas as manhas atravessa aquele sublime plano de agua avistando a Opera House e a Harbour Bridge, so pode ser uma pessoa feliz. O autor esta mais que certo!

A travessia de ferry, com a visao da ponte e da opera a partir do barco, e tao bela e fascinante que influencia o estado de espirito das pessoas. Mesmo depois de ja a ter visto algumas vezes nao consigo evitar ficar com “aquela cara estupida de sorriso deslumbrado” e talvez seja por isso as pessoas acabam meter conversa comigo: “e de facto uma ponte muito bonita” ou “uma vista deslumbante”. O ambiente e propicio a que desconhecidos troquem impressoes e os Australianos nao se coibem.
Nos minutos seguintes trocamos elogios a vista, a cidade, a luminosidade dos dias de primavera. Respondo a perguntas sobre de de onde venho, ha quanto tempo ca estou e recebo dicas de locais a visitar e coisas para ver ou fazer. Quando, 10 minutos depois, chegamos a Circular Quay despedimo-nos com um sorriso e um sincero “tenha um muito bom dia” e cada um segue o seu caminho. E la vou eu com a certeza de que acabei de experimentar mais um daqueles momentos unicos e "insignificantes” da vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

lindo!!!
É verdade e espero que continues a desfutar muitos mais desses momentos.
Faz-me lembrar uma constatação que fiz durante alguma viajem:
- os locais são o mote para magníficas experiencias mas são as pessoas que lhe dão um "gostinho especial".
bjs