2006/08/07

Sydney Harbour





Por mais voltas que se dêem, não há como negar: é acima de tudo no porto de Sydney que se encontra a alma da cidade!

O chamado porto estende-se na realidade por 20 km para o interior, constituindo a foz do rio Paramatta. A sua margem é bastante recortada por penínsulas e ilhotas de arenito, onde o "bush" e eucaliptal prolifera e, claro, as casas que aproveitam avidamente qualquer palmo de vista sobre a água (como a nossa - não, brincas!)

E é provavelmente este um dos factores do sucesso do povoamento desta zona nas últimas dezenas de milhares de anos! As tribos arborígines (estamos no território dos Eora) encontrariam aqui peixe com fartura, abrigo, facilidade de navegação, e mais tarde os colonos ingleses aproveitavam-se destas características impares (juntamente com mais uns milhares de árvores para abater e fabricar os seus barcos) para criarem ao longo deste plano de água as duas primeiras cidades do país: Sydney e Paramatta.

O centro da cidade tem os pés na água, dividindo-se entre a margem norte e sul com a magnífica "harbour brigde" a ligar as duas margens, desde 1932 com as suas elegantes 53.000 toneladas de aço! Pode-se atravessar a ponte a pé e de bicicleta em duas passagens isoladas do trânsito, que estão inclusivamente vigiadas de noite.

Durante a noite, a cidade e o porto ganham uma vida muito especial, pelo sedutor jogo de luzes e reflexos ondulantes!

E, claro, tanta água só pode resultar numa abundância de barcos! Os ferrys são um importante transporte público (podemos ir para o centro de ferry), mas acima de tudo o recreio ocupa-se de encher o porto de pessoal! Seja nos barcos de turistas em jantares de luxo ou em manobras alucinantes em barcos a jacto, é acima de tudo nos barcos à vela que se encontra uma das imagens de marca da cidade! E se se tiver a sorte de passar um dia solarengo num veleiro à saída do porto, tanto melhor! E melhor do que um dia, são muitos mais!! (Assim espero...)

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá Nucha e Zé,

Mas que qualidade de vida, reconheço que não é para todos, mas vocês, estam no bom caminho. Fico muito feliz, desfrutem ao máximo por vocês merecem. Gosto muito dos dois. Mil abracinhos e uma pontinha de inveja.

Isabel e David

Anónimo disse...

AlÔ,

Se continuam a colocar fotos dessas, vamos para aí de vez ;)

bjokas saudosas

Cilinha

Alexandre Ataíde disse...

Hum... Além de um paisagísta por excelência, parece que temos também um repórter de viagens muito jeitoso. Perfeito artigo de revista. Venham mais compadre!

Anónimo disse...

Eheh, excelente.
Estou agora a ler um livro que o Xandi me enviou, quando estava no Canadá, sobre a Australia... vá-se lá saber porquê mas agora esta a saber-me bem lê-lo.
No livro ele tb fala das 53.000 toneladas de aço da ponte de Sydney... entre outras coisas claro.
Beijão grande aos 2.

Anónimo disse...

PS - este teu post explica porque a Cilinha ontem me andou enviando preços de voos para aí!! ;)

Anónimo disse...

olá meus queridos
eu sei que a inveja é uma coisa muito feia, pois então eu serei uma mulher assumidamente feia!!! :)
mas feliz por ver que vocês estão bem e dentro do espirito de trabalho tambem se divertem à grande.
vou de férias hoje, mas deixo-vos um beijo para cada um e grandes saudades. quando voltar vou ler todas as vossas novas novidades. fica prometido.

Anónimo disse...

Olá Xé e Nucha,
Parabéns pelo vosso terceiro aniversário!
Foi engraçado ver-me na foto ao vosso lado esquerdo... foi mesmo um dia lindo! E como é que já passaram 3 anos? Como é que vocês estão aí? A vida não explica estas coisas... Amei as fotos... Que maravilha de porto!
Aposto que daqui a mil e tal dias estarão a viver a três, num T3 simpático aí ainda na vossa querida Austrália!...
Que coisa boa é esta dos blogs, hein? Dá para saber e ver os amigos que temos longe bem perto, bem dentro do nosso amigo e rotineiro computador.
Saudades neste dia do 30º aniversário do nosso amigo André,
Alexandra Rua

Anónimo disse...

Olá, Olá, Zé e Nucha!
Parabéns pelo 3º aniversário!
Curiosamente eu estou ao vosso lado na foto... hi,hi.
Parabéns também ao André pelo 30º aniversário!
Que maravilha de fotos, Zé! Manda mais, por favor!
Fico contente que esteja tudo bem com os amigos!
Gostei muito do ambiente da Faculdade, Nucha! Nos dois sentidos: fisico e psicológico. Deve ser um estímulo extra, não?
Que casa linda, hein? A vista mata-me.
Que coisa boa é esta de ter um blog, hein?
Dá para ter os amigos bem perto de nós!
Saudades, Alexandra Rua

Anónimo disse...

Ups!...Avarias!...
Há bocado o envio aparentemente não correu bem...
Então, eu tive de repetir tudo de novo... mas...
Qual não é o meu espanto quando vejo que afinal tinha corrido tudo bem!
É só para justificar que a vossa amiga não está louca, ok?
Beijos, Alexandra Rua

Anónimo disse...

Ola Cangu-tugas:

Ver-vos assim tão sorridentes nas fotos e ouvir todas essas histórias fantasticas deixa-me num misto de orgulho e inveja!

Mas bem, enquanto eu vou mudando de cor entre o vermelho e o verde, fiquem a saber que por cá tudo corre como sempre. Muito trabalho, pouco tempo para descansar e algumas viagens por aí. Estivemos na Macedonia, que aliás é tal e qual a Australia: tem baratas, bichos esquisitos e homens que mais pareçem aborigenes (sem desfazer nos aborigenes), enfim, só não tem o desenvolvimento, zonas verdes, nem zonas azuis, nem brancas, basicamente é tudo cinzento...
Digamos que não sou a maior fâ da Macedonia. (espero que não haja macedãos...mecedons...macedenses... a ler este blog) mas por outro lado, fui a trabalho, não deu para ver tudo... daqui a uma semana voltamos lá, pode ser que alguma coisa mude.

Mas eu queria mesmo é saber o vosso nick no skype, é favor de enviar por email, ok? o meu é anitaclaeys

Beijos de palhaço com sapatões bem grandes para ver se vos visitamos mais depressa!